Acerca do projecto MeteoFermentelos

Fermentelos há muito que carecia de informações meteorológicas. Existem três estações meteorológicas oficiais no distrito de Aveiro que são (Aveiro, Arouca e Anadia) mas situam-se muito longe da vila não servindo assim a vila de Fermentelos. Assim juntei o meu interesse pela meteorologia à lacuna de dados meteorológicos e nasceu o projecto MeteoFermentelos. Esta estação é uma estação amadora não devendo assim os dados desta estação serem considerados oficiais.

 

Em Setembro de 2008, foi adquirida uma estação meteorológica da marca La Crosse, estação essa que transmitiu dados durante 3 anos a partir da Travessa do Berçal, posicionada a 45 metros de altitude.

Mais tarde, em Agosto de 2011 foi substituída pela PCE-FWS 20. Esta última para além de ser mais ecológica uma vez que utiliza um painel solar para recarregar as baterias que usa para transmitir os dados para a unidade principal, tem uma leitura mais fiável das condições meteorológicas.

 

Esta estação está ligada aos sensores exteriores por wireless e actualiza em intervalos de 30 segundos os dados relativos à pluviosidade, direcção e velocidade do vento, temperatura, humidade e pressão atmosférica.

Para complementar toda esta informação obtida pela estação foi instalada em Outubro de 2011 uma camera de alta definição virada para SE, que recolhe imagens sobre as condições atmosféricas de Fermentelos e que por sua vez são disponibilizadas online no site em tempo real.

Esta MeteoCamera, serve apenas o propósito descrito em cima. Como se pode constatar, as suas imagens não violam a privacidade de ninguém uma vez que ela está regulada para estar ligeiramente desfocada para que não tenha definição para que sejam reconhecidas pessoas, viaturas, etc.

Ainda assim, se porventura surgir algum reparo ou queixa por parte de alguém, esta será reajustada ou reapontada.

Como para mim não faz sentido ter uma estação meteorológica a debitar dados só para mim (sem os partilhar) registei-a em projectos todos eles ligados à meteorologia como o Weather Underground ou o Meteoglobal, etc. Mais tarde (em Agosto de 2011) nasceu o primeiro site MeteoFermentelos num servidor gratuito mas como era muito limitado e como eu queria que este projecto tivesse uma identidade própria em Outubro de 2011 nasceu o www.meteofermentelos.com

Acerca desta Estação Meteorológica

Este site funciona com uma estação PCE-FWS 20. Os dados são obtidos a cada 30 segundos e o site é actualizado com a mesma frequência. Para a obtenção de dados, é usado o programa Cumulus. A estação é composta por um anemómetro, um pluviómetro e um sensor de temperatura/humidade, situados na melhor posição possível para garantir a acuidade dos dados.

Acerca a Vila De Fermentelos

Número de habitantes: 3259 (Censos 2011)

   

Área: 828 ha

      

Vila de Fermentelos, categoria a que esta povoação foi elevada a partir de 1928. Esta povoação usufrui de uma bela situação na margem  esquerda da Pateira, lagoa interior que concentra, essencialmente, as águas correntes do Rio Cértima e ainda as da Ribeira de Pano. Os seus habitantes sempre souberam tirar proveito dessa situação não só dispondo convenientemente, em plano mais elevado, as casas de habitação e outras, os respectivos arruamentos da vila com os monumentos que possui. Por outro lado, esta povoação ribeirinha e trabalhadora soube usar do aproveitamento das águas para irrigação dos seus vastos campos aráveis e férteis, e com a utilização do chamado moliço da Pateira, rico adubo orgânico, que durante séculos ajudou a fertilizar as terras, antes da invasão da adubação quimica.

       

A povoação não é rica em antigo património arquitectónico, mas é sob o ponto de vista turístico que ressalta da sua magnífica situação à beira da Pateira. Pode chamar-se a atenção para a Igreja Paroquial, da invocação de Santo André, com a sua torre ao centro da fachada, que é uma reconstrução dos princípios do século XX (1908) e o seu recheio, constituído por retábulos vindos de outras igrejas (segundo Nogueira Gonçalves). Ao centro do altar-mor, está fixada a notável pintura de Santa Teresa, em tela. a igreja possui uma bela custódia de prata do século XIX e ostente uma linda escultura de madeira do seu padroeiro.p>         

Também a velha capela de nossa Senhora da Saúde, a cuja romaria sempre ocorreram muitas pessoas das redondezas, foi entretanto substituída por um templo moderno em 1957, onde não só se continua a venerar a imagem dessa invocação mas também a de Santo António. Num dos seus largos, eleva-se também um cruzeiro de templete.

       

Como exemplares da arquitectura mais recente, temos o Miradouro da Pateira do qual se pode admirar a paisagem ribeirinha; o conhecido Monumento ao Emigrante encimado por um grupo escultórico, mesmo à beira da água, relativamente próximo da convidativa pousada-restaurante debruçada sobre a Pateira, de onde se pode apreciar um aprazível panorama sobre as águas brilhantes entre as duas margens da lagoa.

            

Além de tudo isso, possui duas bandas de música (a velha muito antiga), a Banda Nova e ainda a sua Associação de Futebol, e tantas outras Organizações e Associações que tanto enriquecem a nossa terra.

 

Fonte: http://ameal.tripod.com/fermentelos.htm

Acerca deste Website

Antes de mais, este website não é uma "carta fechada" mas sim estará sempre em actualização à medida que novos conteúdos e novas ideias forem surgindo e por isso peço a todos que me contactem de qualquer forma se tiverem novas ideias ou sugestões. Todas serão consideradas e agradecidas.

Este site contém uma programação especial de CarterLake.org com conversão PHP de Saratoga-Weather.org.
Agradecimentos a Kevin Reed em TNET Weather pelo seu trabalho inicial nos modelos Carterlake e pelo seu desenvolvimento de um estilo comum em linguagem PHP.
Agradecimento especial a Mike Challis de Long Beach WA pelo seu gerador de Rosa-dos-Ventos, pelo Theme Switcher e pelo estilo CSS nestes modelos.
Agradecimento especial a Ken True de Saratoga-Weather.org pelo visualizador de condições AJAX, dashboard e integração do TNET Weather design de site PHP comum para este website.

Um agradecimento muito muito especial ao Inácio Vieira da Ilha da Madeira que é um grande amigo além de ser um grande técnico neste tipo de linguagem de programação e é graças a ele que este site existe. Um obrigado muito grande, amigo.

Outro amigo a quem não posso esquecer de agradecer é o Manuel de Elvas que desde sempre se disponibilizou para ajudar no que fosse preciso. Muito obrigado Manuel.

Tenho de agradecer ao fórum de meteorologia e aos moderadores do Meteopt que prontamente se disponibilizaram em alojar este site. Muito obrigado.

O modelo foi originalmente baseado em Designs by Haran.

Este modelo está conforme XHTML 1.0. Valide XHTML e CSS desta página.